Dom Quixote: o melhor livro do mundo
A pintura ao lado foi feita por CANDIDO PORTINARI, um artista brasileiro. Seu título é:
Dom Quixote e Sancho Pança Saindo para Suas Aventuras ,1956
Lápis de cor, 28,5 x 21,5 cm.
Coleção Museu Castro Maya, Brasil
Quem foi o pintor Cândido Portinari?
Clique aqui e saiba a biografia deste importante artista da pintura brasileira
A notícia do resultado da eleição do livro Dom Quixote tido como o melhor de todos os livros, em todos os tempos. O evento aconteceu em 2002:
07/05/2002 - 21h07
"Dom Quixote" é eleito o melhor livro de todos os tempos
da Reuters, em Oslo"Dom Quixote", a narrativa espanhola do século 17 sobre um cavaleiro que vive entre um mundo de fantasia e realidade, foi eleita a melhor obra de ficção do mundo por um time dos mais famosos escritores do mundo na terça-feira.
O livro de Miguel de Cervantes deixou para trás as peças de Shakespeare e obras de arte de autores do calibre de Homero e Tolstói, de acordo com a pesquisa conduzida com 100 autores de 54 países.
Entre os escritores que votaram figuram Salman Rushdie, Milan Kundera, John Le Carre, John Irving, Nadine Gordimer, Carlos Fuentes e Norman Mailer.
Eles deram a "Dom Quixote" 50% a mais de votos que o segundo lugar - "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust - na pesquisa de 100 livros, histórias e peças de teatro.
Detalhes sobre os livros que se seguiram a "Dom Quixote" ainda não foram divulgados. Cada autor teve de escolher 10 trabalhos que considerava os "melhores e mais importantes livros da literatura mundial".
"Dom Quixote", um romance satírico publicado em duas partes em 1605 e 1615, conta a história de um cavaleiro envelhecido que vaga pela Província da Mancha, no centro da Espanha, realizando tolos atos de bravura para provar seu amor por Dulcinéia del Toboso, a quem nunca conheceu.
A pesquisa foi organizada pelos editores dos Clubes do Livro Noruegueses como parte de uma campanha para promover a leitura de clássicos contra os desafios da televisão, vídeo e jogos de computador.
Segundo o Clube, 10 escritores tiveram mais de um livro na lista: Dostoiévski apareceu com quatro, Kafka, Shakespeare e Tolstói com três e Faulkner, Flaubert, Garcia Márquez, Homero, Thomas Mann e Virginia Woolf com dois.
Dos cem melhores livros, mais de dois terços deles foram escritos por europeus, quase metade foi escrita no século 20 e 11 foram escritos por mulheres.
Para ouvir a história de Dom Quixote em MP3, clique aqui.