sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Interpretação


TATI
No dia de Natal, a praça amanheceu vibrante de campainhas, atravessada por dezenas de bicicletas novas, luminosas. Nenhuma criança quis emprestar a sua a Tati.
Sentada no banco, olhando com inveja para as que se divertiam, estava indignada com Papai Noel que não lhe trouxera nada. Desde o ano passado, guardara essa mágoa. O velho só botava brinquedo para as outras crianças. Resolveu queixar-se à sua mãe, levando pela mão a pretinha Zuli, que também não ganhou nada. Na praça, já se tinha acamaradado com outras que ficaram chupando o dedo, de longe. Sua mãe, sendo tão poderosa, devia ter conseguido de Papai Noel alguma coisa. Uma freguesa prometera um brinquedo que nunca mais chegava. Mas, o ideal de Tati, o que ela desejava mesmo, era uma bicicleta. Não a tendo obtido, retirou da gaveta Carolina e Gerê e arranjou-se com os dois. Manuela sentiu a solidão da filha. Amargurou-se ao vê-la brincar com Gerê, todo esfrangalhado, como sempre. Levou-a ao alto de Santa Teresa. Lá em cima, um português veio brincar com a menina, enquanto a mãe contemplava o oceano. Ao descerem de bonde, à noitinha, já a criança dormia no colo.
Na verdade, quem descia de bonde era só Manuela, porque a filha vinha descendo de bicicleta, uma linda e macia bicicleta, como não havia igual na praça. As outras crianças faziam ala para vê-la passar... E Tati passava fazendo vibrar as campainhas com orgulho, um pouco pálida, os cachos do cabelo esvoaçando... Sentia uma delícia enorme naquela corrida. O bondezinho chegou ao viaduto, a mãe teve de acordá-la para a baldeação próxima. Foi o único trecho que  Tati viajou de bonde, dormindo logo em seguida para retornar a sua bicicleta macia e velocíssima. Zuli, a pretinha, viajava na garupa ...
(Aníbal Machado. A morte da porta-estandarte e outras histórias. Rio de Janeiro, José Olympio, 1965, p. 217)
1)      Por que Tati estava indignada com o Papai Noel?
2)      Quem era Zuli?
3)      Quem eram Carolina e Gerê?
4)      Como Tati julgava sua mãe? Comprove, retirando um trecho do texto.
5)      Qual expressão mostra como a mãe de Tati se sentiu naquela manhã de Natal?
6)      O que a mãe de Tati fez para distraí-la?
7)      Como Tati apareceu de repente em uma linda bicicleta?
8)      Em que cidade a história se passa? Retire do texto elementos que comprovem sua resposta.
9)      Quem era o pai da menina?
10)   Há quanto tempo a menina esperava ganhar uma bicicleta? Por qual razão ela não ganhou o brinquedo?
11)   Veja o trecho: “Sua mãe, sendo tão poderosa, devia ter conseguido de Papai Noel alguma coisa (...)”. Qual o motivo de a mãe da menina não ter conseguido nenhum presente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário